quinta-feira, 24 de setembro de 2015

“Parabéns a Você”, hino dos aniversariantes, nasceu “Bom dia a todos”!

Good Morning to All!!!!
Dessa, você não sabia. Nem eu, na verdade, até ler, nesta manhã, as notícias. Descobri, assim, que o hit “Parabéns a Você”, aquela musiquinha que todo aniversariante ouve, foi composta no final do século XIX (dizem que em 1893), por duas irmãs Mildred e Patty Hill, que viviam no Kentucky, EUA.

As autoras não compuseram a canção para ser cantada diante de um bolo com velinhas. Elas batizaram a música “Bom dia a todos” (Good Morning to All), que somente depois de um tempo foi transformada no hino cantado repetidas vezes nas festas de aniversário, já com o título "Happy Birthday to You".

Direitos
Por estes dias, a Justiça estadunidense declarou a canção como sendo de “domínio público” e cortou a onda da Warner que, malandramente, desde 1988, tinha conseguido os direitos autorais sobre a música. Esta, que tinha sido registrada em 1935, não sei por quem, agora pode ser cantada, tocada e encenada em festas de aniversário, teatros, cinemas e até mesmo nas ruas. Liberou geral o "Happy Birthday to You".

No Brasil, porém, a música tem seus direitos em propriedade de Bertha Homem de Mello, que usou o pseudônimo “Lea Magalhães”, adaptou a música para o português e já desencarnou, sendo que seus felizardos herdeiros recebem parte dos direitos autorais da canção. Dizem por aí que o Ecad, entidade muito mal falada entre os compositores, fica com a maior parte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário